sexta-feira, 26 de junho de 2009

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novos hábitos de leitura

Nossos hábitos mudaram totalmente com a Internet. Lemos e escrevemos muito mais do que antes, estamos a aperfeiçoar a nossa língua portuguesa diariamente, e ainda descobrimos o uso de outras línguas pela web. Já pensou em quantos e-mails lê e escreve por dia? Quantas mensagens trocam no msn? Quantos scraps recebe e deixa no Orkut? Quantas consultas fazem ao Google? Quantas páginas e mais páginas percorrem, sem sequer virar uma folha? E quantas vezes deixam de consultar o livro que está na prateleira, porque em três segundos aparecem seis mil resultados com a palavra que pesquisou? Criamos uma nova gramática para trocar mensagens, para nos comunicarmos com agilidade, e, mesmo sendo pontuada por erros ortográficos, ela funciona! "A construção de uma nova gramática".
Lucia Oliveira

O telemovel nas aulas

Estudo revela que mais de 50% dos alunos não têm o hábito de desligar o telemóvel nas aulas. Técnicos garantem que a proibição total nos recintos escolares não é solução. Os dados foram recolhidos e analisados para se compreender comportamentos específicos dos consumidores mais novos dos media em Portugal: 40,8% dos alunos asseguram que desligam o telemóvel nas aulas, 84,2% dos 9 aos 12 anos têm telemóvel, 72,1% tiveram o primeiro telemóvel com 13 anos ou menos, 80,3% garantem que são os amigos o principal alvo da comunicação, 28,6% revela que a vida mudaria para pior se ficassem sem telemóvel durante duas semanas. Estes são apenas alguns dos resultados do estudo "E-Generation: Os usos dos media pelas crianças e jovens em Portugal", pesquisa com data de 2007, orientado por Gustavo Cardoso e Rita Espanha do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.
Lucia OLiveira

Atleta paralímpico impedido de viajar na TAP com seu cão guia

O ex-atleta paralímpico Carlos Lopes apresentou ontem queixa contra a TAP depois de ter sido impedido de viajar na Transportadora Aérea Nacional com o seu cão-guia. O atleta mais medalhado de sempre ficou retido domingo em Paris quando pretendia viajar para Lisboa porque o seu cão não tinha açaime.
Logo que chegou a Portugal, Carlos Lopes passou duas horas na PSP a apresentar queixa, por entender que a TAP violou leis nacionais e da aviação civil. O antigo atleta chegou às 08h30 e só saiu do aeroporto às 10h30. Ao início da tarde, segundo disse ao CM, ainda nenhum responsável da transportadora o tinha contactado: "Só ouvi um pedido de desculpa público através da televisão."
Pouco depois do incidente, a TAP assumiu o erro e reconheceu excesso de zelo. Em declarações ao CM o porta-voz António Monteiro garantiu que a companhia prestou assistência especial a Carlos Lopes, instalando-o num hotel.
De acordo com o Decreto-lei 74/2007, os cães de assistência estão dispensados de açaime em lugares públicos e podem aceder a aeronaves.
Carlos Lopes e o seu cão guia – ‘Gucci’, uma cadela labrador, de seis anos – participam neste momento numa promoção sobre a utilização destes cães em várias situações. Uma delas é precisamente um avião da TAP.
Carlos Pinto

O Telemovel e as pipocas !

Circula pela net um vídeo de um grupo de amigos que com 3 telemóveis faziam pipocas (podem rever aqui, esse mesmo vídeo tornou-se um sucesso na internet… com os autores a afirmarem que o vídeo é verídico. No entanto a ciência diz que é impossível utilizar telemóveis para fazer pipocas “ambulantes”.
“O vídeo é simpático… Mas é praticamente impossível que isso aconteça“, afirma o professor de física Louis Bloomfield, da Universidade de Virgínia, em entrevista ao site da revista Wired.
“Se os telemóveis fossem capazes de gerar a quantidade de energia suficiente para transformar milho em pipocas, eles também provocariam queimaduras nas mãos, orelhas e até mesmo no cérebro das pessoas que os utilizam.” afirma Louis Bloomfield.
“É uma montagem”, afirma Louis Bloomfield sobre o vídeo “Pipocas com o Telemóvel” que mostra as pipocas a estourar. Para o professor, ou o vídeo foi editado ou a toalha sobre a mesa esconde uma chapa aquecida, por exemplo.
Parte do sucesso do vídeo é explicada pelo medo que muitas pessoas têm de que as ondas emitidas por telemóveis provoquem doenças (cancro). A ciência ainda não tem uma resposta definitiva sobre os riscos oferecidos pelo uso do aparelho.
O pessoal aqui da turma utilizou 4 telemóveis para testar… o resultado não foi animador. Não obtivemos qualquer pipoca.
E vocês já testaram?! Que resultado tiveram?
Carlos Pinto

Novo Clube de Leitura

“Book Club” é uma nova aplicação que permite aos membros desta rede social partilhar ideias, as suas leituras favoritas e os livros que tenham descoberto e apreciado.
O co-fundador do “Book Club”, Rusty Weston afirma: “Se desejar colocar-se em contacto com pessoas que partilhem a sua paixão pelos livros, este é o local a visitar.”
Sem pretender ser um substituto para um encontro real, frente a frente, o Book Club pretende expandir a experiência de leitura na Internet, através da sua estrutura abrangente e do Facebook. Os leitores poderão aí organizar a sua biblioteca, planear reuniões e encontros ou simplesmente discutir as suas mais recentes leituras.
De acordo com Rusty Weston, os próprios professores estimulam os seus alunos a visitarem o site. Oferece aos mais jovens, um espaço criativo para conversas privadas onde apenas os membros registados poderão participar.
Para saber mais sobre o Book Club, visite:http://www.facebook.com/apps/application.php?id=21349076100
Carlos Pinto

domingo, 21 de junho de 2009

Estado reduz comparticipação de medicamentos!

"...Os doentes vão passar a pagar mais SE ESCOLHEREM um medicamento quando podem comprar um genérico..."
O problema é que não são os doentes que escolhem, mas sim os médicos. E se até hoje os médicos nunca se mostraram muito sensíveis a esta matéria, nada faz prever que agora passem a estar mais confiantes nos genéricos, ficando sensibilizados para as vantagens da prescrição baseada em factores económicos, dado que o Infarmed assegura que os genéricos têm a mesma substância activa, forma farmacêutica e dosagem do remédio original.
L. Costa

Hábitos de leitura e as novas tecnologias

Os hábitos de leitura têm vindo a crescer nos últimos anos, o que é importante para as sociedades actuais.
O aumento dos hábitos está relacionado com a leitura através das novas tecnologias: mensagens no telemóvel, computador e acesso à Internet. Embora menos acentuado, há também o crescimento da leitura em outros suportes, como livros, jornais e revistas. O livro é o instrumento essencial para se ler melhor, mas temos de estar abertos a todas as formas de leitura.
L. Costa

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O computador e a leitura

Uma das vantagens do computador é a leitura que se pode obter, porque:
"Antes de imprimir, pense bem, pois é menos uma árvore que se corta !"

Luis Almeida

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tabela de Conversão bits e bytes

Um byte, frequentemente confundido com bit, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.

Bit - é o "0" ou o "1".
1 Byte - é constituído por 8 bits.
1 Kilobyte - é constituído por 1024 Bytes.
1 Megabyte - é constituído por 1024 Kilobytes.
1 Gigabyte - é constituído por 1024 Megabytes.
1 Terabyte - é constituído por 1024 Gigabytes.
1 Petabyte - é constituído por 1024 Terabytes.
1 Exabyte - é constituído por 1024 Petabytes.
1 Zettabyte - é constituído por 1024 Exabytes.
E por fim 1 Yottabyte - é constituído por 1024 Zettabytes.

Relação da leitura no livro com a leitura na Net

Muito se tem dito e escrito a respeito do impacto das novas tecnologias de informação sobre o livro e sobre a percepção que hoje se tem da leitura, do prazer e do hábito de ler. As práticas da leitura e da escrita com a disseminação da tecnologia da informação e seus suportes como PCs, Palms, e-books, etc... vem sem dúvida sendo fortemente influenciadas. Hoje é muito comum encontrar-se anexados ao livro de papel CD-Rom ou mesmo DVDs que ilustram e ampliam o universo abordado no livro.
A interação dos indivíduos com a tecnologia é o que tem transformado os próprios indivíduos, induzindo-os a comportamentos e reacções novas diante de situação já conhecidas. A leitura não foge à regra. Ler é um hábito que vem depois que se experimenta o prazer.
Jorge Pereira

terça-feira, 16 de junho de 2009

Crédito malparado dispara 32% num ano e atinge quase 3.300 milhões

O efeito da crise nos bolsos dos portugueses é notado em primeira instância no crédito que estes têm nos bancos. Durante meses, assistimos ao aumento das taxas de juros, colocando o valor dos empréstimos em níveis insuportáveis para grande parte das famílias portuguesas. Os principais responsáveis por esta situação, são nem mais nem menos do que os bancos que emprestaram o dinheiro. Estes, que durante anos, nos tentaram vender tudo o que havia para vender, vêm-se agóra em maus lençois. O Governo Português não exitou em ajudar estes mesmos bancos com o nosso dinheiro. Mas agóra, nada faz para ajudar os milhares de Portugueses que se encontram numa situação de completo desespero. É o País que temos.

R.Marques

Telemóveis

Um estudo levado a cabo por cientistas do Instituto de Pesquisa de Cancro, em Londres, e mais três universidades britanicas, revela que o uso dos telemóveis não é arriscado. Este estudo que durou quatro anos, permitiu chegar à conclusão de que não existe relação directa entre o uso prolongado do telemóvel e o aparecimento de gliomas (tumores cerebrais primários).
Este cientistas garantem que "o uso destes equipamentos ao longo dos anos, durante várias horas seguidas, e o número de chamadas atendidas", não influenciam o surgimento de tumores cerebrais.
Rui Marques

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Força pessoal!

Acho que ultrapassámos a fase das obras e entrámos nos acabamentos. É a parte mais interessante e divertida... ;-)
Gosto da vossa abordagem ao que vai acontecendo à nossa volta, neste mundo, por vezes, insano e inefável.
Mas há por aí, ainda, pessoal muito recatado... Não esperem pelas legislativas!... Que tal uns comentariozinhos aos resultados destas eleições?
Aproveitem! Vivemos, AINDA, num país livre e democrático!!...

Parabéns pelos vossos artigos.

Leontina

domingo, 7 de junho de 2009

O Uso do Telemóvel

As novas tecnologias, não só o telemóvel, contribuem para uma vida sedentária, em que o relacionamento das pessoas se torna extremamente impessoal. Isto leva à perda de uma das capacidades do Homem que faz dele um ser social e com uma personalidade própria. Num futuro próximo, deixará de haver à vontade e chegar-se-á ao cúmulo de as coisas mais importantes a vida serem ditas por intermédio de um aparelho supérfluo.
Actualmente, já se dá demasiada importância aos bens materiais, e os interesses económicos sobrepõem-se aos valores morais.
É essencial que se chegue a uma conclusão acerca da nocividade desta tecnologia, a todos os níveis.

Lurdes O.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A leitura e as novas tecnologias

Com a facilidade de acesso ás novas tecnologias, nomeadamente a Internet, questiona-se se a leitura do livro “papel” se encontra em risco.
A Internet é sem dúvida uma ferramenta útil e mesmo indispensável para muitos na sua actividade diária, no jornalismo por exemplo é fundamental.
Permite-nos uma consulta rápida, para uma leitura rápida, com a vantagem de estar praticamente a ser actualizada de hora a hora, é uma ferramenta dinâmica.
O livro abre-se, lê-se e desfruta-se com a calma de quem não tem que estar preocupado que a bateria esteja a acabar, ou que o local onde nos encontramos seja servido ou não por Internet sem fios, não se actualiza automaticamente, mas há livros que mesmo não se actualizando, são sempre actuais.
Felizmente ainda vemos gente a ir para a praia por exemplo, com um bom livro, uma revista ou um jornal debaixo do braço, se bem que nesta altura do campeonato o vermos alguém também com um computador portátil daqueles “mini”debaixo do outro braço, não seja facto com o qual nos possamos admirar. Este até já tem Internet móvel e bastante autonomia.
No entanto e em minha opinião, ainda assim não são tão versáteis nem tão fáceis de manusear como o livro que se abre, se lê um pedaço, se volta a fechar, volta a abrir, se volta atrás para voltar a apanhar o fio á meada e nunca se lhe acaba a bateria.
Um livro será sempre um livro, fica sempre bem no móvel da nossa sala e nunca poderemos prescindir dele, queiramos ou não. A Internet ajuda sem dúvida mas ainda não substitui os manuais escolares.
Penso que o livro não corre o risco de ser “absorvido” pela Internet, são dois meios de ler e de consultar que podem coexistir sem se anularem um ao outro.

P. Serafim